Laser Scanning 3D

Documentação física automatizada de plantas industriais com tecnologia de escaneamento 3D, através da criação de uma Nuvem de Pontos medida diretamente a partir das estruturas existentes. A Nuvem de Pontos permite, por sua vez, a extração de vários tipos de documentos, bem como a elaboração de vários estudos de projetos e simulações.

A partir da visualização 3D de uma área é possível realizar com maior facilidade estudos de viabilidade, projetos básicos e detalhamento, além da verificação e eliminação de interferências com as estruturas existentes.

Facilita a geração de documentação 2D (vista em planta, corte, elevação, isométrico e outros detalhes), reduz custos no processo de captura e geração do modelo tridimensional e elimina a necessidade de retorno ao local para novas medições, reduzindo o tempo gasto no desenvolvimento de projetos de reforma, ampliação, “Revamps” e “Retrofit”.

Para tal é utilizada a tecnologia Laser Scanning 3D, que consiste numa varredura laser que determina a posição tridimensional dos pontos em determinada superfície. Um feixe de raios laser é disparado e, ao atingir um ponto da superfície, é refletido na direção do sensor que detectará o tempo decorrido entre a emissão e retorno.

Dessa forma, ao final do processo temos uma nuvem de pontos desta superfície gerada com grande rapidez, devido à alta velocidade de coleta.

O sistema utilizado tem capacidade de coletar milhares de pontos por segunto e armazena todos os dados em um computador de campo que permite uma visualização imediata do resultado. A precisão dos dados é da ordem de 2 a 6mm com variações de acordo com as condições do local.

Os resultados são apresentados conforme a necessidade e ambiente definido pelo cliente, seja Autocad, MicroStation, PDS, PDMS, PlantSpace e outros.